Guia de Elvanse®
Tratamento da PHDA (Perturbação de Hiperatividade e/ou Défice de Atenção) para os médicos prescritores em Portugal

Sobre Elvanse®
Ir para:
Indicação
Prescrição de Elvanse®
- Elvanse® está indicado como parte integrante de um programa de tratamento abrangente da perturbação de hiperatividade e/ou défice de atenção (PHDA) em adultos.
- Este medicamento não está indicado em todos os doentes adultos e a decisão de utilização do medicamento deve ter em consideração o perfil do doente, incluindo uma avaliação minuciosa da gravidade e cronicidade dos sintomas do doente, do potencial para abuso, uso indevido ou para fins recreativos, e resposta clínica a qualquer tratamento anterior para PHDA.
- Este medicamento deve ser utilizado sob supervisão de um especialista em distúrbios comportamentais. O diagnóstico deve basear‐se na história médica e na avaliação do doente de acordo com os critérios do DSM‐5 ou diretivas da CID e da prática clínica nacional. O diagnóstico não pode ser feito apenas com base na presença de um ou mais sintomas. Em adultos, a presença de sintomas de PHDA pré‐existentes na infância é necessária e deve ser confirmada retrospetivamente (de acordo com o histórico médico do doente ou, caso não esteja disponível, por meio de instrumentos ou entrevistas apropriadas e estruturadas).Com base no julgamento clínico, os doentes devem ter PHDA com gravidade pelo menos moderada, conforme indicado por comprometimento funcional pelo menos moderado em dois ou mais parâmetros (por exemplo, funcionamento social, académico e/ou ocupacional), afetando vários aspetos da vida de um indivíduo.
- A etiologia específica desta perturbação é desconhecida e não existe um teste diagnóstico único. O diagnóstico adequado pode requerer a utilização de recursos médicos, psicológicos, educacionais e sociais especializados.
- Um programa de tratamento abrangente normalmente inclui medidas psicológicas, educacionais, comportamentais, ocupacionais e sociais, bem como farmacoterapia, e visa estabilizar o doente adulto com uma síndrome comportamental caracterizada por sintomas que podem incluir história crónica de falta de atenção, distração, impulsividade e hiperatividade.
- Elvanse® deve ser sempre utilizado de acordo com a indicação aprovada.
- Para mais informações, consulte o RCM do medicamento.
-
Antes de prescrever Elvanse®, os médicos devem ter em consideração o perfil de segurança completo do medicamento, incluindo contraindicações, advertências e precauções especiais de utilização e reações adversas:
- Para um resumo completo, consulte o RCM do medicamento.
-
Este site contém ferramentas para utilizar antes da prescrição de, e durante o tratamento com Elvanse®:
- Lista de verificação 1: Lista de verificação de Elvanse® antes da prescrição: uma ferramenta de gestão da segurança do doente para o apoiar no início apropriado do tratamento com Elvanse®
- Lista de verificação 2: Lista de verificação para a monitorização contínua da terapêutica com Elvanse®: uma ferramenta de gestão da segurança do doente para monitorização contínua do tratamento com Elvanse®
- Tabela para a monitorização contínua da terapêutica com Elvanse® em adultos: uma ferramenta de gestão da segurança do doente para o apoiar no início e na monitorização contínua do tratamento com Elvanse®. Esta tabela deve ser utilizada em conjunto com as listas de verificação apresentadas neste site.